Economize, é pro seu bem.

1170744_4641455373290_852245543_n

Que o desperdício de água no Brasil está chegando a níveis preocupantes todos sabemos. Porém o que às vezes não sabemos é que além do desperdício da população há também um grande desperdício no processo de tratamento e distribuição de água. A água que se perde é cerca de 42% de toda água tratada (o que já é raro fica ainda mais raro, já que em algumas regiões como o Norte do país, cerca de apenas 74,3% da água é tratada, e isso não é muito em relação ao Sudeste do país que é cerca de 90%) é perdida por causa de erros estruturais no sistema, e mais, isso gera um prejuízo de 14,8 bilhões de reais, do NOSSO DINHEIRO. Sim é revoltante saber que o nosso dinheiro vai em bora assim, com a água.

No mundo a cidade mais eficiente em controlar sua água é Tóquio que em 10 anos economizou cerca de 82 milhões de m³ de água. O que não acontece logo mais abaixo na Austrália. Onde a escassez de água já é presente na vida da população. Vamos supor que na sua casa vocês/você a água é economizada; a sua economia aqui é o normal para eles lá. Ai você pensa: ”A Austrália está cercada de água, tudo bem que é água salgada, mas o mar deve trazer chuvas, sei lá”. Exatamente, porém, o clima na maior parte da Austrália é semiárido ou desértico, e as mudanças climáticas dos últimos anos tem preocupado a população. A seca de uma década assustou o governo e obrigou a população a fazer uma drástica economia de água. Com isso o governo decidiu investir 23 bilhões de dólares, no que tinha tudo pra ser a última opção, o processo de dessalinização da água do mar, que hoje em dia gera cerca de 15% da água potável de Sidney. Porém esse mesmo processo agrava o efeito estufa e ameaça a vida do ecossistema marinho.

Só que no caso do Brasil á diferente, temos a MAIOR reserva de água natural do mundo e por isso não estamos nem ai para esse problema, só que nos próximos 20 anos o suprimento de água no mundo vai cair 1/3, e segundo dados da ONU as reservas de água doce estão secando rapidamente. Se VOCÊ é um daqueles que está pouco se lixando para quanto vai ter de água daqui a alguns anos e só se importa com o agora saiba que o seu filho ou a sua filha, os seus netos no futuro vão passar um aperto para conseguir o que hoje é abundante para você, e se você não quer ter filhos pense nas crianças que já morrem de sede e fome no mundo.

VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA. VOCÊ NÃO É SÓ MAIS UM. DÊ O EXEMPLO.

E mais uma forma de você fazer isso é reutilizar, reciclar, fazer você mesmo. “Mas como eu vou economizar água, reciclando ou fazendo eu mesmo?”, Pra você ter uma noção: para se produzir 1 kg de cimento utiliza-se
35 litros de água.
Para se produzir 1 kg de aço utiliza-se de 300 a 600 litros de água.
Para se produzir 1 litro de álcool utiliza-se 2.700 litros de água.
Para se produzir 1 kg de estreptomicina (remédio para tuberculose)  utiliza-se 4 MILHÕES litros de água.
(Tabelinha completa aqui)

Entre várias outras coisas as indústrias gastam água e muita água para produzir os objetos que você compra aparentemente prontos, por isso recicle, por uma questão ambiental também, reutilize, economize.
Isso não é para os outros, ou só porque é bonitinho é para você é para a sua descendência. PENSE E DECIDA!

Beijos.

by

Anúncios

3 comentários sobre “Economize, é pro seu bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s